Formas criativas de inserir mais legumes na alimentação das crianças

novembro 27, 2024 0 Comments

Salgadinhos saudáveis, massas coloridas e molhos turbinados são algumas das opções

Quem convive com crianças sabe: a alimentação pode ser uma parte bem delicada da rotina. Enquanto as comidas saudáveis são as mais recomendadas para os pequenos, os fast-foods, salgadinhos e doces costumam despertar mais interesse e atenção. Por isso, é preciso ser criativo para inserir os legumes na alimentação das crianças. 

E criatividade não precisa significar muito tempo na cozinha! Com um cooktop 4 bocas, é possível preparar um almoço saudável e divertido em poucos minutos, tornando o processo de cozinhar mais prático e dinâmico. Confira a seguir mais informações sobre esse tema e três formas criativas de introduzir legumes na alimentação infantil!

Afinal, por que é difícil introduzir uma alimentação saudável?

Quando o assunto é alimentação infantil, é comum que as pessoas pensem em pratos mais “limitados”. Até mesmo os restaurantes costumam oferecer um cardápio infantil, no qual as porções são menores, com alimentos mais atrativos e menos saudáveis. 

Mas, afinal, por que isso acontece? Não existe uma resposta simples! As crianças aprendem pelo exemplo, pelo que é oferecido e por aquilo que olham ao redor. Por isso, é muito importante fazer com que os legumes façam parte da rotina de todos que moram na mesma casa. 

O papel da alimentação lúdica para as crianças

As crianças também são muito influenciadas por aquilo que acham bonito ou divertido. Um hambúrguer, por exemplo, soa atrativo por conta das centenas de propagandas e fotos bonitas. E os legumes? É difícil encontrar qualquer tipo de incentivo ao consumo ou apresentações mais lúdicas. 

Para driblar essa realidade, os próprios pais e responsáveis podem oferecer esses alimentos de formas diferentes. Uma das mais usadas é a oferta de legumes em formatos incomuns, feitos com cortadores divertidos. Mas essa não é a única opção! 

3 formas criativas de incluir legumes na dieta infantil

Entendeu a importância de tornar os legumes mais divertidos e lúdicos para as crianças, mas não sabe como fazer isso? Abaixo, separamos três opções eficientes e muito práticas para o dia a dia. 

Vegetais no molho

As massas, como o macarrão, costumam fazer parte da lista de alimentos bem aceitos pelas crianças. E você pode torná-lo ainda mais saudável, introduzindo os vegetais de forma discreta no molho. O sabor não é muito afetado e as crianças aproveitam todos os nutrientes como se estivessem comendo os legumes ou vegetais normalmente. 

Para isso, o ideal é que você prepare seu próprio molho, usando tomates frescos como base. Apenas esse passo já deixaria o molho mais saudável, mas a dica é inserir alguns outros vegetais, como a cenoura. Basta adicioná-la no liquidificador na hora de bater o molho e usá-lo normalmente.

Salgadinhos de legume

Os salgadinhos e snacks fazem parte da rotina de muitas crianças. Práticos e gostosos, eles se tornam uma alternativa de lanche nos dias mais corridos, agradando às crianças e trazendo praticidade para os pais. O único problema é que esses salgadinhos não costumam ser saudáveis. 

A dica, nesse caso, é produzir sua própria versão de salgadinho saudável. Para isso, basta selecionar os legumes que você preferir e ralar o alimento em forma de lâmina. Uma vez cortados, basta temperar, colocar um pouco de azeite e levar para o forno até dourar.  

Massas coloridas 

O molho não é a única parte das massas que pode se tornar mais saudável! É possível acrescentar legumes e vegetais em receitas de massa feitas em casa, como as panquecas e as tortas. O resultado é um sabor bem semelhante ao original, com muito mais saúde e cor. 

Para transformar essas receitas em opções mais saudáveis, basta adicionar um pedaço do legume escolhido no liquidificador na hora de bater a massa. Você pode fazer panquecas de cenoura ou massas de torta de brócolis, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *